Ordem e Progresso? Uma carta de amor para meus filhos sobre o meu país

Mamãe nem sabe por onde começar essa carta…. hoje eu acordei triste pensando que é um dia em que todos nós, brasileiros, sairemos perdedores. Essas últimas semanas estão me deixando sem sono, com o coração pesado e uma tristeza enorme. Eleições 2018, que momento difícil para a nossa história! Já tivemos recessões horríveis, tempos sombrios, mas eu nunca vi algo parecido durante a minha curta existência. Nós, brasileiros, somos famosos por carregar um sorriso no rosto e uma alegria incomum, mesmo em tempos de adversidades. Mas não dessa vez. Dessa vez eu vejo um Brasil polarizado e desunido. Um Brasil triste, apavorado… Sabe o que está tão assustador? O medo e o ódio, vindo de todos os lados. E hoje, enquanto eu refletia sobre tudo isso, eu quis deixar para vocês registrado coisas que estão no meu coração. Quem sabe o que será em 15, 20 anos, quando vocês começarem a se interessar pelas coisas que deixei por escrito para vocês?

Stella, Tom, meus pequeninos, eu não sei qual vai ser a visão de vocês em relação à sua nacionalidade quando crescerem. Vocês são brasileiros no passaporte, será que, mesmo longe, serão também no comportamento e no coração? Sempre tive receio de vocês se sentirem sem pátria! Deve ser estranho “pertencer” a uma cultura sem realmente vivenciá-la na íntegra. Deve ser difícil entender 100%! Sim, eu e o papai vamos passar muito da nossa cultura para vocês, mas o Brasil é algo que precisa ser vivido para ser compreendido e sentido. Como, daqui da Alemanha, explicar o Brasil para vocês? Vou sempre fazer o possível para vocês conseguirem compreender o que é o Brasil e quem são os brasileiros, para sentirem que fazem parte da nossa cultura e sentirem um orgulho imenso das suas raízes. Eu sempre tive orgulho do meu país, sempre. Sempre soube que o Brasil tinha mil defeitos, precisa muito melhorar e amadurecer, mas eu me recuso a ser aquela que só fala mal da própria pátria. Sabem qual é o meu sonho? Que o Brasil e a Alemanha um dia apresentem para vocês oportunidades iguais e que vocês tenham a liberdade de escolherem onde querem viver e construir suas vidas sem que para isso tenham que abrir mão da qualidade de vida.

A mamãe ama TANTO esse nosso país! Mesmo em tempos difíceis, eu levanto a cabeça com orgulho e respondo com peito cheio e o coração saudoso: “sou brasileira”. Espero que no seu devido tempo, vocês também! Que vocês também se orgulhem da sua pátria, que ela seja parte de vocês e vocês dela, e que possam dizer “Pátria Amada, Brasil”.

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*